Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

RESPONSABILIDADE


           Foi-nos repassada a crença  absurda, irreal, ideal, de que somos responsáveis pelas escolhas, pelas decisões e pela felicidade das pessoas, principalmente daquelas que amamos.   Em consequência, acreditamos que temos o poder e o dever de controlar seus pensamentos, sentimentos e atitudes, sempre que acharmos necessário, quando entendermos que estão tomando rumos “errados” ou quando possam estar afastando-se de nós. Nós os acusamos , tantas vezes,  de irresponsáveis, quando, na verdade, nós assumimos as suas responsabilidades, invadimos  suas vidas... ainda que com sua aquiescência!

            Por tudo isso, por tantas “responsabilidades” com a vida dos outros, simplesmente nos tornamos irresponsáveis com a nossa própria vida e culpamos tudo e todos por nossa infelicidade!  Preciso entender que tenho responsabilidade no trato com a natureza, animais e pessoas( principalmente com as mais dependentes - crianças, idosos, adoecidos...)  Nesse trato, preciso ser verdadeira, gentil, amiga, solidária, respeitosa... no modo como estou e como compartilho nossos espaços. Com você, sou responsável por não agredir ou dificultar seu caminhar, por não humilhar, não abandonar...  Mas não sou responsável por você!

            Sou, sim, a única responsável pelo meu caminhar. Não posso delegar, jamais, essa responsabilidade aos outros (quaisquer outros), à vida ou acusar Deus de não ser cuidadoso comigo. Sou responsável por minhas escolhas, por minhas atitudes, pela honestidade com que me vejo, pelo modo atento e cuidadoso como me trato, por guardar meu espaço com lealdade e respeito a mim, por demonstrar aos outros como aceito ser tratada em qualquer relação.  Cuidar de mim, modificar-me para melhor, para ser mais livre... essa é a minha responsabilidade  primeira. 

            Cada um é depositário e portador da Centelha de uma Luz Maior e pelo cuidado comigoEu sou responsável!