Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

VESTÍGIOS


            Nosso corpo traz impresso vestígios de nossa passagem por aqui.  Quem nos olha pode ver e seguir os rastros de nossa ancestralidade: raças, traços de mistura de raças, traços de nossos avós, pais, familiares, até os mais distantes. Traços de nosso passado genético nas vozes, gestos, maneiras... Também nosso corpo traz registros de nossa historia de vida: muito trato, pouco trato, maltrato... 

 Ele traz registrado nosso gênero e as marcas deixadas pelo exercício de nossos papéis em nossos diferentes gêneros:- nos homens, as lutas e os desafios de força. Força para proteger e as eternas lutas para disfarçar e segurar emoções. – nas mulheres, as lutas e desafios de resistência. Luta para se afirmar e desgaste de gerar e cuidar de outras vidas.

Olhando com atenção e sensibilidade para nossos pais e avós podemos descobrir um pouco mais deles pelos vestígios    que seus corpos ainda nos revelam. Num olhar apressado, superficial, que a correria nos impõe, parecem só pessoas mais velhas, mas podemos ver mais sob esses rostos e corpos já tão marcados, tão limitados. Quando se animam ante nossa atenção, podemos descobrir lampejos do antigo brilho nesses olhos, escondidos sob grossas lentes e pálpebras cansadas...  Quando sorriem, animados pelo nosso interesse, podemos nos surpreender com os vestígios de frescor e passadas belezas...  Há traços de homens orgulhosos e charmosos e de mulheres sedutoras.  Todos esse vestígios se  revelam a nós, mas somente quando os procuramos, os valorizamos, os escutamos.

Em meus pensamentos e julgamentos há vestígios de meus pais, avós... Vestígios do que acreditavam, ou do que os fizeram também acreditar.  Vestígios de seus caminhos, de suas escolhas... Suas atitudes serviram-me de exemplos, bons ou maus conforme minha apreciação e ainda permanecem comigo, balizando meus momentos de desafio e minhas próprias escolhas.  Esses traços estão tão fortemente impressos em nós que muitas vezes nos assustamos quando nos vemos repetindo palavras, modo de lidar com crenças, emoções, atitudes... que antes até reprovávamos neles!  Nossa personalidade traz suas marcas. Algumas claramente escolhidas por nós com admiração e outras (negativas) que nos são imputados pela família, como defeitos herdados.

Embora talvez menos claros, deixaram, também, vestígios do que tornaram alguns tão especiais, vestígios de sua Origem. Vestígios de uma Luz que os antecedeu e que quiseram transmitir a nós através do Cuidado, do Carinho, do Amor.  Vestígios de uma Beleza que transcende ao físico, ao tempo... Vestígios que nos garantem que cada um deles foi o melhor que pôde!

          Passamos por este pedaço da Vida, mas não acabamos. Os que nos antecederam deixaram vestígios que estão vivos e se renovam em nós. Nós também estamos deixando traços de nossa passagem para novas gerações... E me observo, e me pergunto: Que vestígios de mim estarei deixando?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.