Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de junho de 2015

LIBERDADE NO AMOR




           Liberdade! Liberdade! Queremos, e precisamos, nos sentir livres, inclusive em nossas relações mais amorosas. Queremos nos sentir mais livres e espontâneos, mas isso requer que “concedamos” a mesma liberdade ao outro e aceitemos como o outro responderá à sua própria liberdade, em nossa relação. Preciso entender que será um novo modo de nos amarmos, mais solto, mais leve, mais livre... Mas tão diferente do modo apegado que estamos acostumados a nos amar! 

            Com liberdade em nossas relações, quaisquer relações, sobretudo as mais amorosas, seremos livres para fazer nossas escolhas, até para ficar ou partir! E não deverá haver espaço para cobranças de mais participação, de parcerias, de presença, de gratidão... Sem cobranças! Nem para culpar, ou aceitar culpas, ou repartir culpas. Sem culpados!

            Em nome do amor ou de nossas “responsabilidades” com quem amamos, de nossos cuidados com o caminhar deles, acabamos por ir tolhendo a liberdade de todos.  Filhos já adultos, pais idosos, amigos e parentes em dificuldades, nossos companheiros... são invadidos, manipulados ou “cassados” em suas escolhas, em suas vontades... Tudo em nome de nosso amor apegado, tudo por amor!    Acreditamos saber (e fazer) o que é melhor uns para os outros!

            Esse tipo de vínculo distorcido que se estabelece, nos amarra, nos tolhe, nos aprisiona... e acaba por nos antagonizar, pois só é mantido à custa de eternas( sutis ou explícitas) cobranças, chantagens, culpas, ameaças, agressões... Tudo que tanto maltrata os que se amam e o Amor. É importante nos libertarmos dos papéis de carcereiros amorosos uns dos outros para desfrutarmos, todos, da liberdade de Ser e Estar – com quem queremos, quando queremos, da forma que queremos... apenas respeitando os “direitos” uns dos outros e nos comunicando com honestidade. 

            No entanto, preciso estar atenta a mim e me perguntar: Estou ciente dos “riscos” da liberdade em minhas relações?  Entendo que, quando “dou” escolha ao outro, devo ouvir e respeitar?  Entendo que talvez não queiram ficar comigo ou estar mais tempo comigo? Que, talvez, muito pouco os veja ou fale com eles?  Entendo que dirão o que quiserem, com verdade, sem me fazerem favores e sem disfarces, talvez nem mesmo com delicadeza?  Entendo que não serão obrigados a ser “gratos”, como talvez eu esperasse ou gostaria?  Que eles serão apenas eles mesmos... uns mais chegados e amorosos, outros menos e outros, ainda, distantes ou desamorosos mesmo! 

 Entendo, finalmente, que aqueles que amo estão apenas de passagem em minha vida? Somos livres, somos “desplugados”. O que nos liga é nossa Origem Divina e nosso destino final de Pura Luz. Ente o início e o fim, o caminho e o caminhar pertencem a cada um.  Aqueles que eu nomeio de “meus” amores, chegam e se vão, e como eu, cada um com uma “passada”, cada um escolhendo seu caminho.   Entendo que só assim, finalmente, poderei conhecer um pouquinho aqueles que amo e estar curtindo, de verdade, nossa relação?

            Não posso moldar minha vida, minhas expectativas afetivas ou valorizar meus momentos, apenas pelo que possa dar ou receber daqueles que amo.  Preciso preenchê-la com minhas próprias descobertas e possibilidades, que antes me negava. Preciso usufruir as alegrias de dons antes desconhecidos.  Preciso  aprender a ser só, a exercitar a coragem necessária para ser livre, para caminhar só... Só então, terei a coragem de libertá-los – para, talvez, caminharmos juntos, parceiros e livres! Preciso de coragem, sobretudo, para desaprender, para abandonar, esse modo agoniado, sempre amedrontado, sofrido, de amar sem liberdade, apenas com um desesperado apego. De amar segurando, com a insegurança de quem tem medo de largar, de perder e se sentir só!

            É isso! A liberdade no amor começa em mim! Começa com  a gostosura, cada vez maior, de estar comigo mesma, com verdade e liberdade.  Daí, então, poder curtir os momentos de encontro, livres e espontâneos, com quem amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.