Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

FACILITAÇÃO III




Continuação

            Qualquer mudança de comportamento requer que mudemos antes de tudo nossos pensamentos e as crenças de onde eles se originam. Se não mudar minhas crenças/pensamentos, não conseguirei novos comportamentos de modo duradouro.  
          
Quanto à Facilitação, preciso reconhecer, e crer, que não tenho poder de modificar qualquer pessoa, que somos impotentes para isso. Preciso reconhecer, e crer que aprender e se transformar com as experiências (boas ou más) da vida, é um direito inalienável de cada um, direito que nos foi dado com a vida por um Poder Amoroso Maior. Preciso entender, e crer, que temos a mesma origem sagrada, mas somos individualidades únicas em processo contínuo de crescimento e florescimento – eu sou um e o outro é outro, ainda que nos amemos e tenhamos escolhidos ser companheiros, pais, filhos, parceiros... Preciso entender, e crer, que facilitações devem ser só eventuais, leves, gentis... que não devem se perpetuar, acomodar e sufocar. Preciso estabelecer o respeito às minhas relações, guardar o espaço necessário para cada um Ser/Estar como escolher... e responder pelas consequências de suas escolhas . Preciso aprender a Cuidar de mim, ser responsável por mim e liberar os outros de minhas invasões e interferências.

Mas, mudar nossas certezas, crenças e hábitos, é tão difícil!  Estamos impregnados do modo de acreditar e agir antigo! As pessoas com quem nos relacionamos dessa forma adoecida também se acomodaram (mesmo reclamando) às nossas facilitações e ajudas. Muitas estão convencidas que não podem desistir das facilitações, que precisam dessas “muletas” que as seguraram, porque têm medo, porque ainda não aprenderam a caminhar sozinhas... Mas elas podem! Precisamos nos modificar, libertá-las, devolver-lhes seu próprio poder e dizer-lhes, afirmar-lhes, que elas também podem!

Eu acredito no poder sagrado de cada um de nós.Eu acredito em Grupos. Eu acredito na força acolhedora e transformadora dos grupos humanos. Nós, facilitadores aprendidos e treinados em constante exercício, precisamos nos reunir em mútua ajuda, em respeitosa parceria de sadia ajuda, para conseguirmos nos libertar desse equivocado fardo das crenças antigas e podermos reafirmar a escolha de nos relacionarmos de forma mais livre e real. Do compartilhar vem a descoberta, o entendimento, a força e a permissão para mudar, o enriquecimento de nossas possibilidades, a descoberta da beleza e complexidade de nossa humanidade.   Juntos, Um dia de cada vez, nos fortalecemos, nos permitimos fazer diferente e Viver e Deixar Viver!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.