Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

EM OFF ...




          Quando nos comunicamos, podemos fazê-lo em “OFF”  ou, diretamente, “ON  LINE”. Infelizmente, nossas próprias dificuldades nos levam a preferir, quase sempre, a comunicação em OFF. É uma forma de dizer, de chegar ao outro, de um modo tortuoso, subterrâneo, escondido, indireto, através de comentários lançados a muitos, lançados ao vento, que se distorcem antes de chegarem  à pessoa certa ou que se perdem para sempre, desconhecidos dos interessados.

            Quase sempre são reclamações, lamentos, acusações, julgamentos, críticas ácidas/ironias...  Todas sem dar chance de defesa a quem são dirigidas. Representam tudo que condenamos, tudo que nos incomoda nos outros, mas que não lhes dizemos.   Em OFF, reclamamos (ou até mesmo, raramente, elogiamos) dos governos, das empresas, de conhecidos, de familiares e até mesmo dos nossos amores mais próximos.  Em OFF, desabafamos nossas frustrações e zangas, enganando a nós mesmos que estamos  tomando uma atitude! Falamos, falamos, buscando aliança e a compreensão  de terceiros.  Depois, muitas vezes, ainda  sobrevém um sentimento incômodo e insistente de culpa e desonestidade com o alvo distante de nossas acusações.

            Comunicações em OFF não têm eficácia, nada trazem de positivo, porque se perdem em descaminhos. Quando chegam a seu destino real já se perverteram em maledicência, em “fofoca”... Só servem para retroalimentar raivas, mágoas.  Perderam a força que poderiam ter como franqueza, sinceridade, verdade! Apenas demonstram nossa dificuldade de sermos honestos, de reconhecer ( e dizer) as qualidades e defeitos do Outro.  Demonstram o nosso medo de desagradar, medo de dar o direito de resposta, de defesa, de discordar... mesmo sem brigar. 

            “A Verdade vos libertará!”   Mas como temos medo de dizer ou ouvir a Verdade! Como nos escondemos e arranjamos explicações que justifiquem nos comunicarmos em OFF!  Mesmo reconhecendo  que não nos cabe julgar e condenar, ainda assim, queremos comentar, socializar, os erros e defeitos dos outros.   !  “Onde não cabe o elogio, cabe o silêncio!”  Mas como é difícil optar pelo silêncio!!!

Se ainda temos tanta dificuldade em ser diretos e verdadeiros, ainda assim, podemos  evitar nos “aliviar” em OFF, exercitando o “ficar calados”. Isso cria uma pressão interior pela Verdade para, finalmente, conseguirmos nos colocar em ON, com delicadeza, firmeza, eficiência e assertividade. Nesse momento podemos, verdadeiramente, entender e sentir como a Verdade nos libertará! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.