Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

MUDANDO O FOCO


           Coisas acontecem em nossa casa, na família, na cidade, no mundo, e logo tendemos a cobrar, julgar, culpar e condenar uns aos outros!  Logo teorizamos sobre governos, povos, pessoas, amigos e familiares ... sempre sobre os outros!  E esse olhar crítico só nos traz azedume, raiva, irritação, frustração, indignação. Só nos mantém em estado constante defensivo/agressivo, prontos para a luta.

             Afinal, quem são esses Outros, tão errados, tão equivocados? Na verdade, não sei! Só sei como deveriam ser,  segundo a minha ótica!  Eu luto, me indigno, critico, condeno... mas eles não mudam! Apenas se fazem de surdos ou se defendem e contra atacam! Nada muda!

 Acho, às vezes, que estou olhando para o lado errado! Melhor será mudar o foco do meu olhar!   Já foi sugerido: “Não julgueis!”  Vou tentar me colocar no lugar dos outros e, mudando a direção do meu olhar, examinar como Eu penso, sinto e ajo em cada questão.       Melhor será deixar de teorizar e acusar, perguntando-me como Eu posso, efetivamente, ajudar, fazer a minha parte, nesse momento, nessa situação. Talvez, nesse instante, nessa questão, não me ocorra nenhuma possibilidade de atuar. Talvez só consiga me comover, me emocionar, me apaziguar... Isso efetivamente, objetivamente, eu posso! Isso, efetivamente, passa por mim, de modo positivo e amoroso, antes de ir para os outros. Isso, efetivamente, não irá provocar defesas, reações, jogo de culpas e desculpas, paralização e omissão. Isso, objetivamente, me dá um tempo para entender as razões e dificuldades dos Outros e poder “chegar junto”, não com as minhas soluções, mas com boa vontade e disponibilidade. Talvez até possa, efetivamente, materialmente e afetivamente, ajudar pessoas próximas ou distantes.

            Trazer o olhar para mim, mudando o foco de minha atenção, muda tudo para mim. A partir de meu olhar interiorizado, entendo e sinto melhor minha humanidade e chego, então, melhor à humanidade das pessoas e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.