Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PRIMEIRO EU !




          Através da vida, vamos perdendo-nos de nós mesmos em nossas relações com os outros, sempre submetidos ao grupo, sempre em busca de sermos amados e valorizados. Para tanto, aprendemos que precisamos ceder sempre, renunciar, nos superar a qualquer preço, disfarçar e sufocar sentimentos, até negá-los a nós mesmos. Queremos mostrar que somos bons, cumpridores dos deveres que nos deram em nossos variados papéis, provar que merecemos o amor e o orgulho dos que nos cercam... Devemos exaltar, servir e amar o próximo (o Outro), sem jamais termos aprendido o que era esse sentimento amoroso por nós mesmos!

            Interagindo dessa forma em nossas relações, principalmente as familiares, tornamo-nos famintos de amor e esmolamos atenção. Estamos sempre esperando, esperando um troco, em troca do tanto que doamos ou do tanto que abrimos mão, deixando-nos sempre para depois... Em nosso mundo interior, esquecidos, preteridos por nós mesmos, vamos sufocando frustração, raiva, tristeza, mágoa, ressentimento... E são sentimentos, que de alguma forma, vão envenenando-nos e envenenando nossas relações. “Primeiro amar os outros” é uma crença equivocada, uma teorização a que nos obrigamos sem que, sequer, tenhamos experimentado esse sentimento, naturalmente, dentro de nós mesmos. Primeiro o outro – não funciona!

            No entanto, primeiro eu e “danem-se os outros”, também não funciona, porque precisamos estar com o Outro para trocar, interagir, para  amar... Primeiro eu, mas ignorando o outro, suas necessidades e sua humanidade, nos isola, torna nossa vida vazia, aguerrida, transformando o Outro em um objeto com o qual  competimos ou que usamos, exploramos, aprisionamos ou descartamos... Essas relações, marcadas pelo ego e sua disputas, não têm espaço para cuidados, ternura, amor.

            Primeiro Eu, com amor! Primeiro Eu é aprender a amar essa pessoa tão próxima, mas tão esquecida e desconhecida que sou eu mesma. Primeiro Eu é construir uma relação doce e amorosa comigo, até para poder saber e sentir, realmente, o que é esse sentimento. Amor é Respeito, é Atenção Generosa, é Paciência, é Aceitação... Primeiro Eu é, primeiro, aprender a Cuidar de Mim, a cada momento, dessa maneira gentil. É primeiro me ouvir, é priorizar minhas necessidades, meus anseios, é ser verdadeira comigo, é me aceitar...  É primeiro entender que a ordem natural é Amar o outro COMO a mim mesmo, com o mesmo amor que aprendi a me dedicar. Então, será só deixar transbordar esse amor para o Outro.

            No dia a dia, em nossas relações mais queridas, preciso estar Primeiro comigo, mas com abertura e sensibilidade para o Outro. Quando, eventualmente, decidir ceder, servir, cuidar das necessidades do Outro, que fique claro para mim -  Primeiro Eu me ouvi e Primeiro Eu decidi... Sendo assim, não cobrarei, não serei vítima, não ficarei esperando um troco... Sendo assim, poderemos nos amar... Primeiro Eu, para poder te amar melhor!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.