Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ATRÁS DAS MÁSCARAS




         Máscaras disfarçam e/ou escondem o que não temos coragem de revelar. Máscaras servem para fingir o que ainda não conseguimos ser. Elas servem para esconder nossa humanidade desnuda, envergonhada, humilhada por não sermos, ainda, tudo que o mundo queria que fôssemos ou que nós mesmos queríamos ser. Elas são fruto de desejos que geraram expectativas irreais, idealizadas... em nós, simples pessoas reais.

            Com elas nos defendemos e nos disfarçamos, criando nossas próprias coleções de máscaras. Podem ser coloridas e “leves” ou escurecidas e pesadas, mas todas funcionam como “máscaras de ferro” que, através da “educação para adaptação”, aos poucos foram sendo ensinadas, aprendidas e nos aprisionaram. O uso contínuo dessa “maquiagem” tem um custo muito alto para nós. Sufocamos emoções, sentimentos, anseios, ideias... Nossas comunicações ficaram truncadas e distorcidas... Não conseguimos Ser e muito menos Estar de forma mais inteira, espontânea  e saborosa!  

            Ainda assim, o medo de revelarmos quem somos realmente,  em cada situação, é maior. É o medo da desvalorização e do desamor! Minhas máscaras sorridentes, agressivas, chorosas, esnobes... escondem emoções e sentimentos considerados “não adequados” ao momento! Uso também máscaras de força, agressividade, valentia... ou de indiferença, superioridade, arrogância...para esconder medo, ciúme, insegurança, desconfiança, para esconder medo de abandono, de ser preterida, desprezada, de perder valor e poder... Uso todas elas para manipular, para segurar os meus apegos, para enganar e submeter, para ter poder, para não perder... Com elas, disfarço meus defeitos, minhas más intenções, mesmo quando usados para o “bem”! 

            Atrás delas também fica muitas vezes, retido e escondido, o melhor de nós mesmos. Amordaçados por crenças e jogos de poder, pelo medo de não sermos na mesma medida amados, entendidos e valorizados, escondemos muitas vezes os nossos melhores sentimentos de ternura, compaixão, justiça, alegria, sinceridade...  as faces do nosso amor. Escondemos, assim, a beleza de nossa Luz Interior.

Máscaras dão pistas falsas de quem somos, do que queremos, do que podemos. Escondem  o que nos aprisiona e não deixam brilhar o que pode nos libertar. Viver e crescer, é um contínuo processo de desabrochar, onde vamos deixando cair camadas de alguém que não somos, para poder conhecer e revelar quem somos. Irmos libertando o que se esconde detrás das nossas máscaras, mesmo que um pouquinho de cada vez, mesmo que primeiro só para nós mesmos, escondido do mundo, nos leva a um maravilhoso sentimento de liberdade que vai nos impulsionando  a ousar cada vez mais, a afirmar e revelar quem somos, quem podemos ser, quem queremos ser... É isso!  Atrás de minhas máscaras estou Eu, uma realidade humana e o potencial sagrado dessa criatura única de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.