Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

EM BUSCA DA QUIETUDE




           Pensamento sempre adiante, correndo, planejando, prevendo possibilidades boas/más/péssimas ...   Correria, ansiedade, cansaço... “tenho que, tenho que”!      Ou correndo para trás, relembrando, rememorando alegrias passadas, remoendo situações difíceis, os ditos, não ditos, mágoas, raivas, desilusões, frustrações, vergonhas, culpas, tristezas... “Tinha que, poderia, deveria...” -      INQUIETUDE !

           Preciso e quero parar! Meu corpo, sob o comando da mente disparada, das emoções tumultuadas, está cansado, confuso. Mas meu pensamento, teimoso, insiste em não parar, em continuar... Tento silenciá-lo, mas ele me escapa e foge para o antes ou para o depois. Tento distraí-lo, mas ele se transforma na minha distração! Tento não ligar para ele, ignorá-lo, mas ele insiste de várias formas e eu acabo por desistir e me entrego à Inquietude, que já se tornou um modo de ser, já tomou conta do meu Ser! 

            E agora? Como me paro? Quero apenas Ser/Estar quieta, tranquila, serena - naturalmente ou mesmo por alguns momentos!  O mundo exterior, que  treinou esse meu pensar, sentir e fazer, me chama, mas em algum lugar dentro de mim existe, eu sei, uma dimensão de Silêncio e Quietude. Como acessá-la e, através dela, aquietar meus pensamentos, minhas emoções e meu corpo? Talvez valha fazer o caminho inverso – parar ou acalmar meu corpo para favorecer o tranquilizar de meus pensamentos e emoções!

            “Mantenha-se Simples”  Em Silêncio, Quieta, começarei a Observar, com aceitação, sem crítica, minhas outras dimensões tão confusas. Em Silêncio, com Serenidade, estarei desfrutando dessa Quietude, que me faz ver com Verdade o meu mundo interior, e da força transformadora que advém dessa dimensão.

            Preciso tentar com insistência, calma, suavidade e paciência. Afinal, levamos uma vida inteira nesse ritmo mundano, alucinante, corrido, com necessidades materiais e psicológicas cada vez mais prementes e assim nos vimos estressados, presos a um carrossel disparado, desconectados de nosso centro original, Silente e Sereno.

             Talvez precisemos do resto de nossas vidas para ir desacelerando – no andar, no falar, no respirar, no comparar, no desejar, no ansiar, no pensar...  Para a busca Tranquila, sem luta, um momento de cada vez, persistente e paciente, de uma conexão com nossa Dimensão Silenciosa.  Os passos que permitem a travessia de mim mesma, precisam ser orientados pela Quietude Serena Honesta e Generosa dessa dimensão. Só assim poderei ter um Despertar Espiritual e desfrutar de serenidade, força, clareza. orientação, alegria... para viver com mais plenitude e inteireza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.