Pesquisar este blog

domingo, 25 de fevereiro de 2018

A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES




        Assim como o ar, que permite a sobrevivência de nosso corpo, a Esperança é o que nos impulsiona para Vida. Ela é uma promessa de luz em meio às trevas que tantas vezes parecem nos aprisionar em situações de agonia e horror. Ela mantém, ou é mantida, pela Fé, pela certeza de que a Origem Sagrada de tudo e todos certamente nos encaminha para o florescimento de dias melhores. 

        A Esperança é que nutre minha alma carente de alegria. É ela que me levanta quando tropeço e caio, quando tudo parece ser escombros dos meus sonhos e anseios, quando o medo das perdas me sufoca, quando desanimo e desacredito... Ela, então, me envolve como música suave, mas insistente, que me levanta em meio à gritaria das maldades e desvios humanos, às dores maiores que me torturam. Ela se apoia na Verdade Maior que, não importa de que forma ou quão devagar, nós caminhamos, inexoravelmente, para a Luz! 

        Estou aprendendo a acolher, a lidar e a valorizar a Esperança em mim. Como criança impaciente, só  conhecia a expectativa apressada e insistente de ver realizados meus desejos, meus sonhos, de ver espantadas as ameaças piores, de ver concretizados meus mitos e heróis, minhas ilusões... Não importava quanto fossem idealizadas, desconectadas das minhas possibilidades reais, e das dos outros. Misturava Esperança com expectativa e, quanto mais me desiludia, mais deixava morrer a Esperança, mais mergulhava num  pessimismo amargo, magoado, escuro, cínico, sem perspectiva, raivoso, rancoroso...

         Já nada, nem ninguém, servia! Perdera a fé na vida e nas pessoas e iniciara uma cruzada contra a Esperança, buscando sempre o pior em todos e nas situações e destruindo sonhos e crenças, em pessoas ou dias melhores. Buscando também reforço em outros desesperançados, negava a mim e aos outros, qualquer possibilidade de mudança e melhoria.  Outras vezes, ao contrário, me apegava aos sonhos desfeitos, negando a realidade que não queria aceitar, tornando-me patético arauto e defensor do absurdo.

       Hoje descubro que caminhar atentos à Realidade do que somos e podemos, não significa negar a Esperança de ver pessoas e dias melhores. O Bem e o Mal se misturam nos homens, a Alegria e a Dor estão em nossos caminhos. Atentos e cuidadosos com a realidade possível nesse terreno minado e lamacento onde fomos chamados a caminhar, torna-se importante analisar, com coração e mente abertos, os sinais de lugares mais firmes onde pisar e as companhias mais seguras a escolher. Hoje penso: Cuidado para não vender aos outros, e aos mais jovens, nossas descrenças e desesperanças.

         Em Família, nas Igrejas, nas Comunidades grandes ou próximas, não quero caçar e destruir mitos. Tampouco quero criá-los, porque nossa humanidade ainda é muito frágil e vacilante... Mas não quero destruir, principalmente, minha Fé, minha Esperança de que, um dia de cada vez, avançaremos para o Respeito, a Compaixão, a Justiça, a Verdade...  Preciso me lembrar a todo instante que a Esperança é Serena, Calma, sem pressa, sem expectativa... Ela caminha com respeito à Realidade possível, mas nos traz certeza  que existe algo Maior e Melhor a nos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.