Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2021

MANTENHA O FOCO


        Todos temos uma visão, um desejo maior, que nos norteia – é o nosso Ideal!  E existimos numa realidade pratica onde vivemos cada momento como podemos  e conseguimos – é o Real! Não podemos, ou não devemos, perder de vista nosso Ideal ao caminharmos pela nossa realidade de todo dia...

        A vida em comum com outros pessoas que têm desejos, fantasias e ideais diferentes dos nossos nos exige estarmos atentos ao nosso próprio Ideal, sem o perdermos em nossas interações com o mundo. Esse é o nosso grande desafio – SER E ESTAR!   O que busco para mim? Qual a minha visão de um mundo amoroso e perfeito? Que valores me norteiam? Como mantê-los num mundo absolutamente materialista?

         Novas ideias, ideologias, razões práticas, desejos materiais, a atração pelas satisfações do ego, o eterno medo de perdas... nos confundem e envolvem, levando-nos a perder de vista a base de nossos ideais. Nesse caos em que vivemos, de materialismo e competição, precisamos a todo instante parar e refletir: o que quero, mesmo, para mim? Minhas atitudes, minhas reações, estão coerentes com meu Ideal? Como manter o foco num Ideal de Justiça, Ordem, Beleza, Compaixão, Solidariedade. Respeito, Responsabilidade, Verdade e Liberdade... se vivemos num mundo egóico que contesta todos esses valores?

          Acredito que só mantendo a atenção e cuidado comigo mesmo, sendo honesto na constante análise de minhas motivações, emoções e atitudes; aprendendo a me dar um tempo para agir coerente com minhas convicções, e não apenas a reagir.  Preciso estar firme no que busco, sem me deixar arrastar por atitudes de luta, de vitimação, revide, revanchismo...porque são incoerentes com meu Ideal. Preciso me manter firme, acreditando na Justiça, sem me tornar um justiceiro, sem alimentar em mim o ódio, a “raiva justa” dos enganados, ameaçados, traídos, sucateados, submetidos.... Preciso conversar com o meu ego ressentido, educando-o, e apaziguando-o em suas justas reivindicações, sempre revendo, contudo, a minha responsabilidade e omissões no caos de minha vida; Preciso de Humildade e Flexibilidade para rever atitudes e posições que firam meus princípios e meu Ideal...Preciso aprender a Perdoar, sem ceder meus valores; Aprender a ter Firmeza e Transparência ao colocar minhas opiniões, atitudes e decisões nos  meus limites com o mundo.

            É isso! Manter o foco no Ideal ao caminhar no Real! E ir, todo o tempo, corrigindo o meu rumo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.