Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2022

APRENDER A AMAR

 


Já se disse que que o propósito maior de nascermos é Aprender a Amar.  Na verdade, pouco sabemos sobre o  AMOR, porque nos foi ensinado que amar é possuir, cuidar, dirigir, prender, cobrar, vigiar... o Outro! Nosso foco de atenção é externo, está sempre no objeto de nosso apego – o Outro. Amamos com medo de perder “aquilo” que nos dá prazer, que nos “completa”, que dá significado à nossa vida, que nos ama e valoriza... Amamos e queremos ser amados numa troca amorosa e perversa que nos aprisiona, que tantas vezes sufoca, que nos mantem culpados e medrosos de perder, eternamente carentes...  Amamos com as crenças de nosso ego e nosso ego quer sempre dar para receber, dar e cobrar obediência à nossa orientação, dar e exigir dedicação, dar e esperar gratidão... Quando isso não acontece ficamos tristes, magoados, ressentidos, abandonados, até desesperados... Não importa o objeto de nosso “amor” (pessoas, coisas, animais).É assim que aprendemos a amar. Talvez por isso sabemos que Amar é Sofrer!

Depois de muito sofrer (e fazer sofrer) nos foi revelado que esse aprendizado está trocado, precisa começar em nós mesmos! Como?  Com um olhar curioso, interessado e honesto sobre essa pessoa que preciso conhecer para amar! Quem sou eu? Como sou? O que desejo, penso, sinto, faço... O que me faz sorrir ou chorar?...O que me envergonha... O que quero mudar e ainda não consigo?...  

Aprendendo a olhar para mim, vou aos poucos conhecendo partes desse mistério único que sou, vou começando a ter intimidade e carinho comigo mesmo, vou aprendendo a me perdoar pelo passado e pelo que, ainda e só por hoje, não consigo modificar...

Todo esse processo é longo porque eternos somos nós. É um processo que deve ser feito com gentileza, bom humor, aceitação, paciência, generosidade, compaixão, respeito e coragem... valorizando nossas pequenas conquistas, aceitando nossas insistentes falhas com humildade, respeitando nosso tempo, acreditando em nós e em nossa Origem Sagrada, entendendo que isso faz parte do aprendizado do Amor. É assim a construção da autoestima, da auto confiança, do auto respeito do amor próprio!

Quanto mais vou aprendendo e cuidando de quem sou, da minha humanidade, mais posso avaliar as dificuldades do Outro e, então, ser amoroso e compreensivo com sua humanidade. É assim! O amor começa em mim, me ensina e desperta, para poder chegar ao Outro de modo livre e incondicional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.