Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PERFECCIONISMO


            Não é uma virtude! Ser chamado de perfeccionista não é um elogio!
A perfeição é uma busca equivocada, um alvo que nos foi ensinado desde criança a ser perseguido como algo positivo, como uma virtude a ser cultivada. Fomos “educados” a acreditar que a perfeição é possível, que só depende de nos esforçarmos mais, mais e mais, de não falharmos... Quando isso acontecia, nos faziam sentir relaxados, culpados, maus, fracos... Aqueles de nós, mais rígidos, que levavam muito a sério essas expectativas, passaram a buscar angustiadamente a perfeição em várias áreas de nossas vidas e nos outros. Ou passamos a incorporar o perfeccionismo como uma faceta do nosso orgulho: “Outros podem falhar, não eu, que sou melhor!”

            A perfeição nos leva a uma luta sem fim, sem louros de vitória, porque sabemos que, não importa o que fizermos de bom, sempre poderia ser ainda melhor! Leva-nos muitas vezes a adiarmos, ou simplesmente  desistirmos, de iniciar projetos, tentarmos a realização de sonhos, assumir papéis e atividades, porque acreditamos que não conseguiremos atingir o nível necessário de perfeição.

            Com estas mesmas expectativas nos relacionamos e então  magoamos, criticamos, até humilhamos, aqueles mais próximos, aqueles que mais amamos! Desistimos de iniciar ou continuar relações porque nossos pares não eram perfeitos como prometeram ou como nós acreditávamos que seriam.

            “Por amor”, passamos adiante as crenças irreais que recebemos, perseguindo, agoniando, desestimulando as novas gerações, perpetuando a utopia da perfeição no aqui e agora.

            Todos precisamos de um norte, algo que nos norteie, que aponte o ideal – a perfeição. Só não podemos é crer na possibilidade real de nós mesmos vivenciá-la agora. É uma tolice arrogante que nos infelicita, tira o sabor de tudo que fazemos, tira a gostosura de nossas relações. Só podemos viver o hoje. E hoje, a minha “perfeição” é o que eu posso.  Estou aprendendo a aceitar minhas possibilidades e limitações Só por Hoje. Estou tentando deixar a prepotência que me humilha por não conseguir ser perfeita e cultivar a humildade e responsabilidade de ser o melhor que posso. É isso que pode me libertar para ser eu mesma e ter boa vontade com os outros. E a vida fica tão mais leve! 


Comentários / Contato : mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.