Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

VANGUARDA



“Tropa” renegada, difamada, ridicularizada, censurada pelas sociedades que acabaram por confrontar - sociedades essas, enrijecidas, ciosas do seu poder, com muito medo de vê-lo ameaçado e por isso mesmo fechadas e defensivas. Sempre existiram os que ousaram demonstrar nossa alteridade, nosso direito de exercer nossa diferença através de nosso viver e muitos deles foram imolados aos pés dos muros fortificados dessas sociedades. Uns vieram com armas, denúncias, críticas... Indignados, zangados, irados, apressados – atacavam e defendiam-se, querendo de toda forma derrubar, pela força, as muralhas do Sistema. Outros, os mais queridos, vieram com sua genial sensibilidade, que expressaram através de sua Arte (música, poesia, pintura, escrita...), da sua fala, das atitudes em sua Vida e chegaram para pontuar de uma forma gentil, mas firme, uma desobediência civil, social, um novo modo de Ser e Estar. Eles vieram de mente aberta, o que lhes permitiu acolher, ouvir e respeitar o diferente. Muitos, sem jamais atacar, foram sacrificados, mas mantiveram-se leais às suas novas idéias.

Essa Vanguarda, desassombrada, de tanta sensibilidade, buscou “dizer” ao mundo a importância de nos nutrirmos de Alegria, Beleza, Justiça, Verdade, Amor, Liberdade..., sinalizando a importância de atendermos a essas nossas necessidades mais altas de seres humanos Espirituais. Não brigaram com o Sistema, mas nos ofereceram, demonstraram e viveram, possibilidades diferentes e mais gratificantes. Eles nos atraíam e horrorizavam pelas atitudes libertárias, desafiantes, autênticas...

Muitos não conseguiram a suficiente coragem interior para essa perigosa travessia através do Estabelecido e buscaram forças externas nos químicos. Outros buscaram ali também alívio para a dor da incompreensão, para a angústia de tentar traduzir todo o potencial de seus sentimentos e idéias. Os químicos lhes davam uma perspectiva, equivocada, de super homens, de super, super... mas cada vez de forma mais efêmera, cada vez exigindo mais e mais... E, ironicamente, tragicamente, cantavam a liberdade, cada vez mais aprisionados... Forçaram-se além do que podiam, quebraram-se, imolaram-se - machucados, sofridos, confusos com as críticas e o desprezo daqueles que tanto quiseram alertar, com quem quiseram compartilhar!     Outros ainda, aqueles que conseguiram se manter íntegros, lúcidos, fortalecidos por um verdadeiro sentido de missão, mesmo esses, sofreram o repúdio social, o despeito, o medo e a covardia dos que sonhavam com a liberdade que eles apregoavam, mas não ousavam lutar por ela.

É assim! Sempre foi assim! Toda Vanguarda paga o preço pela ousadia de sua proposta diferente, inovadora, em prol de liberdade para optar por mudanças: nos costumes, no reconhecimento da igualdade de direitos dos sexos, das raças, das culturas ... Toda voz que se levanta pelo diferente, que possa ameaçar de alguma forma o poder do “Estabelecido”, paga seu preço!

Refletindo, sinto-me tocada pela vida dessas pessoas que, através dos tempos, ousaram propor o diferente. Sinto-me tocada pelo desassombro, pela coragem e até pelo “martírio” de muitos deles. Sinto-me agradecida, mas também triste, pelas vezes em que, por não concordar com suas proposições ou por temer aceitá-las (e ter que lutar por elas), eu os critiquei, eu os menosprezei. Não entendia que o que realmente move as pessoas dessa Boa Vanguarda é a proposta da Liberdade. Os verdadeiros arautos da Vanguarda têm força de Atração e não de promoção. Não lutam à caça de adesões! Não lutam contra nada, mas sim a favor da nossa Liberdade de Ser!

Tem sido assim – Vanguarda de peito aberto, generosa, abrindo caminhos, sofrida, agredida, desprezada e depois, disfarçadamente, seguida! Mas podemos mudar, cada um de nós, essa fórmula ingrata e perversa de crescer! Podemos “Manter a Mente Aberta”, “Escutar”, fazer escolhas pessoais e responsáveis, buscar amorosamente “Coragem para Mudar” e, através de nosso próprio caminhar, nos tornarmos um foco de Atenção, um ponto de Atração, fazendo nós mesmos parte dessa Vanguarda generosa, entusiasta, gentil, amorosa... a favor da Liberdade que nos permite crescer em busca da Felicidade.

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.