Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

OMISSÃO



Meus erros têm sido resultado de cálculos e decisões equivocadas e Ações movidas pelo egoísmo (orgulho, pretensão, prepotência, competição, vaidade, raiva, medo...), quando me vi confrontada com situações que exigiam de mim escolhas e atitudes. E eu, então, agi mal, escolhi mal...


Tantas e tantas vezes errei, falhei, mas nada me dói tanto quanto o reconhecimento das vezes em que me omiti fugindo da responsabilidade de tomar decisões, fugindo de me colocar, de me defender , de defender as  pessoas que amava, defender qualquer pessoa que merecesse naquele momento minha tomada de posição frente ao mundo. Omissão, também, de revelar minhas opiniões, meus sentimentos, me escondendo, fugindo das escolhas...

  Mas a omissão, na verdade, não deixa de ser uma escolha. Sem nos darmos conta, escolhemos não escolher, não fazer, não querer saber... A omissão revela, hoje entendo, o medo, uma covardia, uma paralisação, uma incapacidade de se expor, de agir. E como não há ação (boa ou má) ficamos, para sempre, com a impressão de que, se agíssemos, modificaríamos tudo... até o destino dos Outros. Não quisemos, ou não pudemos, tomar a responsabilidade de ser ativos em nossa vida e agora queremos carregar a responsabilidade pela vida dos Outros! Na verdade, tudo poderia ser diferente (não sabemos quão diferente ou qual a diferença), mas o destino do Outro depende somente de suas próprias escolhas e atitudes ante os novos fatos. Mesmo hoje, entendendo tudo isso, ainda voltamos a nos cobrar! Como dói nos confrontarmos com as nossas omissões!

            Preciso Aceitar, a cada lembrança, meus erros e omissões. Eles fazem parte da minha história. Mas foi “Só por ontem”,

            O que proponho para mim é viver “Só por Hoje”, revendo com honestidade o meu passado e buscando com paciência, “Coragem para mudar”.

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com