Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

É AGORA !



          Em nosso processo evolutivo, pertencentes que somos a um universo, todo ele em evolução, iniciamos a percepção de nós mesmos através de nosso corpo físico, regidos por instintos que nos garantissem a preservação da vida. À medida que fomos aperfeiçoando nossa capacidade mental, intelectual e nossa sensibilidade, fomos construindo um modo de pensar sempre atento ao mundo de fora. Um mundo de onde obteríamos o que nos saciasse as necessidades e nos trouxesse prazer, físico e psíquico; um mundo repleto de outras criaturas que disputavam conosco esses mesmos interesses e um mundo do qual nos defenderíamos para que não nos trouxesse perdas. Assim, fomos estruturando um Ego competitivo, aguerrido, possessivo, sempre atento ao mundo de fora.

            Precisávamos, por isso, afirmar aos outros e a nós mesmos que existíamos, tínhamos valor e queríamos a alegria de nos sentir amados. Competimos, então, por coisas, por pessoas que se tornam “nossas coisas”, pelo poder, pelo dinheiro, por prestígio, por tudo que nos garantisse sobrevivência e prazer... Para isso, tivemos que bloquear sentimentos, dons naturais, disfarçar defeitos, características únicas, idéias, ideais... Criamos, assim, uma zona fechada e sombria em nosso interior, selada por máscaras diversas, que escolhíamos usar conforme as situações se apresentassem e achássemos necessárias para garantir valorização, aprovação e estima dos outros. Este modo de acreditar e pensar (como devemos ser e interagir) tem sido transmitido de geração em geração, perpetuando em nós esse estágio egóico, de lutas externas e bloqueios internos, em nossa evolução.

            Hoje vivemos, claramente, o momento, a oportunidade, de continuarmos nosso processo evolutivo: de seres basicamente físicos( animais), a seres psíquicos, e já agora com a consciência de que somos Seres Espirituais! Podemos ir além do sobreviver e do prazer, queremos um viver mais pleno, queremos a Felicidade, que só pode ser alcançada pela vivência de nossa espiritualidade! E nossa dimensão espiritual, a ser descoberta e despertada, é Interior.                  
 - precisamos aprender a trazer e exercitar nosso foco de atenção para o interior de nós mesmos. Então descobriremos o que se esconde sob nossas máscaras e poderemos ir transpondo, liberando e iluminando nossa sombra com a luz amorosa que emana de nossa espiritualidade.
 - precisamos transformar nossa postura de luta, crítica, condenação, em um olhar interno de curiosidade, descoberta, aceitação, libertação – um olhar pleno do Amor em suas várias faces ( compaixão, paciência, ternura, perdão, bom humor...).

Quanto mais aprendermos a exercitar esse Amor conosco mesmos, mais conseguiremos fazer mudanças em nosso Agir e Interagir e mais conseguiremos apaziguar, transformar e transcender nosso estágio egóico, nos libertando e integrando-o à nossa realidade espiritual.

Assim é nosso estágio espiritual!
Esta é a nova etapa de nossa evolução!
Este é o nosso momento!
E ele é Agora!

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com