Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

OS MEUS PORQUÊS


           Os meus porquês vão indicando, no caminho que faço em direção a mim mesma, os nós que me retêm/prendem assim como os dons/virtudes que são minha força/minha luz. Eles me trazem para mim, vão trazendo as minhas respostas, independente dos motivos/estímulos de fora. Nesse processo, nessa busca de mim, não interessa a origem externa daquilo que provoca meus pensamentos, sentimentos e atitudes. O que interessa é entender o porquê das minhas reações, entender as minhas questões internas. Atenção! O que vem do mundo são apenas estímulos, provocações, que me levam a reações ensinadas e esperadas, também pelo mundo e, assim condicionada, continuo caminhando, alheia a mim mesma!

            A chave que pode me libertar dessa cadeia empobrecedora de retroalimentação é a “escuta” dos meus porquês. Não importa o que vi, senti e como agi sob a provocação dos outros – mas porque vi, senti e agi dessa forma.
 - por que “vejo” dessa maneira? por que discuto? por que me calo?
 - por que me irrito/agrido?  por que me conformo?
 - por que choro? por que rio? por que me culpo? por que me magôo?
 - por que?...

            São tantos e infinitos os nossos porquês! E eles se desdobram em outros, mais profundos, diferentes... Somos ainda tão presos a tudo que nos fizeram acreditar: como devíamos ser, poder, fazer, sentir! Buscar nossos porquês torna-se uma viagem incrível, numa paisagem ainda tão desconhecida! Somos tão complexos, ainda tão contraditórios! Somos um mistério a ser desvendado, por nós mesmos!

            Não adianta tentar ser o mais informado, o mais estudado, ser o vencedor... Tudo são escolhas. O que escolho para mim? Viajar para  “Paris”, ser juiz, carrasco, vingador, vítima, esperto, sucesso, vencedor...no mundo?
Nada disso me traz para mim, nada me diz realmente o que me move e quem eu sou!
Quero continuar a ser uma repetidora de crenças/pensamentos, de sentimentos e atitudes, bem ensinada e totalmente adaptada ou buscar a mim mesma nos meus porquês?

            Preciso desbravar, descobrir e libertar o que tolhe o brilho dessa Centelha Divina que me originou e honrá-la com os dons e potencialidades únicos  que possuo.

Preciso ser livre e feliz.