Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SAIR... PARA SERVIR


Essa exortação, esse convocação, me chama a atenção para a importância de sair do meu mundinho cômodo/egoísta, do meu conforto protegido pelos meus bens materiais, pelo amor desfrutado em família, pelo acesso que tenho à educação, à informação, a valores... do tanto que tenho e tive o privilégio de desfrutar.       Sair da segurança das minhas opiniões, da minha religião, da minha cultura, das minhas “certezas”, quando elas me separam e me fecham, quando me ajudam a ignorar ou rejeitar o “resto” do mundo.

Sair... para chegar ao Outro. Chegar a Outros de realidades tão diferentes e que, na verdade, me são tão iguais! Chegar, acreditando menos em nossas diferenças mundanas, apostando mais em nossa humanidade, que nos aproxima, e em nossa origem divina, que nos iguala. Chegar, com mãos amigáveis, sorriso franco, mente aberta, coração receptivo... Chegar ao Outro com igualdade – para Servir.

Mas, como posso Servir? Um Servir maior, melhor, um Servir que sabe doar e receber...
Será apenas doando bens materiais, que talvez eu possua mais?
Ou será sabendo, também, aceitar, receber, valorizar e agradecer o que o Outro possa doar a mim - coisas, atenção, gratidão, sorrisos ou afetos – fazendo realmente sentirmo-nos iguais e amigáveis?
Será apenas levando informações/orientações que eu acredito ter melhores?
 Ou será sabendo Ouvir, muito mais do que falar, catequizar ou direcionar?
Preciso, acima de tudo, estar disponível, receptiva, abrindo meu coração para poder, realmente, sentir e demonstrar empatia, simpatia...  para finalmente poder Chegar Junto!

            Esse Servir requer estar aberto, humilde, entusiasmado, para trocar, compartilhar!  Sair... para servir é dar a mim mesma a oportunidade de me sentir atuante, participante, pertencente a essa grande aventura da Vida!
 O moço de Assis já descobrira isso! Ele afirmava “É dando que se recebe”, a alegria do compartilhar!


Sair... para servir com simplicidade, humildade, respeito, alegria... Assim, sou também enriquecida pela humanidade do Outro! E isso é muito bom!