Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DISTRAÍDOS !


          Somos seres distraídos de nós mesmos! Estamos de passagem num Mundo que nos mantém distraídos, talvez para não nos perder. Esse Mundo cuidou de nós, investiu em nós suas verdades, idéias, técnicas, regras... e acredita que, se somos parte dele,  devemos ser conduzidos e condicionados por ele para pensar, sentir e agir. Enfim, ele dita o que podemos/devemos e o que não podemos/não devemos... ser e/ou fazer.

            Tentando manter nosso interesse e atenção, o Mundo nos acena com promessas de prazeres físicos/materiais -  sabores, cheiros, cores, valores/dinheiro, viagens, sexo, esportes... Promessas de outros prazeres - de homens e mulheres de sucesso, vencedores, de preferência jovens, bonitos, ricos, fortes, eternos...
            O Mundo também nos distrai criando necessidades estéticas, necessidades de novidades tecnológicas... Ele nos envolve em confrontos/disputas de opiniões, em esportes, política, trabalho... em jogos de poder, jogos de guerra – pessoais ou entre nações.

            Somos ainda distraídos e manipulados pela mídia (jornais, filmes, novelas, TV, internet, etc), pela quantidade cada vez maior( e desencontrada) de informações de todo tipo, pelos jogos e por relações virtuais, pelas “revelações e promessas religiosas de salvação”  cada vez mais abundantes e disputadas...

            E o Mundo nos mantém ligados a ele, com “ameaças/promessas” de perder ou ganhar segurança, amor e aprovação! Ele me diz como devo ser para ser aceito, amado, aprovado e valorizado!

            Mas, afinal, o Mundo nos distrai de que/ De quem?
De nós mesmos! De mim, de minha Consciência, de um chamado maior/melhor dessa minha dimensão interior que pode me dizer quem realmente Sou, o que realmente penso, sinto, posso... Que tem o poder de me fazer feliz! O Mundo me distrai e não me deixa ouvir o que me chama, impede a escuta desse chamado, dessa con/vocação primeira, primordial, principal – Cuidar do Ser que sou!

            Na verdade, como é difícil estar comigo em meio a tanta distração, em meio a tantas “obrigações mundanas”!
Como me ouvir/olhar para me descobrir, me conhecer, poder me aceitar, me respeitar, me responsabilizar pelo meu caminhar, pelo meu florescer, pelo meu libertar?

            Preciso estar atento para inverter esse movimento que me leva e me aprisiona lá fora, nas distrações de fora. Preciso lembrar que o Mundo, aparentemente tão concreto e real, é Maia, é ilusão. Ele é o que passa, o que um dia morre e acaba, ele é tudo que vou deixar para trás. Preciso trazer-Me para Mim! Preciso de vontade, de boa vontade, paciência, ternura, entusiasmo, perseverança... para iniciar e dar continuidade a esse cuidar amoroso que cria intimidade comigo mesma, que me faz confiante em mim, nas minhas possibilidades de tornar-me feliz.

            Nasci para Ser. Nasci para, cada vez mais, libertar e enriquecer o Ser  que Sou! Para oferecer ao Mundo tudo que Sou, tudo que posso Ser a cada momento, em vez de copiá-lo, contestá-lo ou cobrá-lo...

O poder está em mim! Só não posso é me deixar distrair!