Pesquisar este blog

domingo, 22 de dezembro de 2013

O HOMEM DE NAZARÉ


            Povos em todo o mundo comemoram nessa época o advento desse “Homem de Nazaré”. A que veio esse enviado tão especial de uma Luz Maior? Por que sua mensagem tão diferente, “revolucionária” em sua mansidão, tem servido a quaisquer homens, de quaisquer culturas ou tradições, através dos tempos?

            Talvez porque ele tenha apontado um caminho novo à nossa humanidade aguerrida! Ele nos mostrou uma nova possibilidade para a velha busca do homem pela felicidade, da busca para atingir as delícias de um Reino de Deus tão prometido.

            Ele chegou, simples e manso, demonstrando que nossa condição humana também abriga nossa origem divina. Sua vida e doçura mostraram o caminho que pode nos orientar nossa jornada do Humano ao Divino.

            Sua mensagem foi e, infelizmente, ainda é, revolucionária porque é a do aprendizado do Amor, num mundo ainda tão materialista. É uma mensagem que nos convoca à atenção interior, amorosa, honesta, gentil e corajosa; uma atenção que possibilita a descoberta de nossa luz sob nossa sombra. E dessa caminhada interior saímos humildes, humanizados, prontos a entender e amar nossos semelhantes, sem disputas, sem comparações, com aceitação, respeito, cooperação, partilha...

            Ainda somos, em grande parte de nós mesmos, surdos à essa “Boa Nova” e teimosos em nosso orgulho, em nossas certezas e hábitos mundanos. Admiramos e louvamos, aplaudimos e até queremos levar a Mensagem, mas não a vivemos para provar a nós mesmos o quanto é verdadeira, o quanto pode nos levar à felicidade. Mas, esse Homem de Nazaré, esse que nos trouxe a mensagem melhor, sabe que o “Amor é paciente e é generoso”. Ele ainda, e para sempre, espera o tempo de cada um de nós... porque a chegada, ainda que demorada, é certa para nós, herdeiros desse testamento de Amor, herdeiros da Luz Maior.
  
            Mas o poeta nos chama, porque não vale a pena mais tempo a perder!
- Ei, irmão! Vamos seguir com fé, tudo que ensinou o Homem de Nazaré...