Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O PODER DO AGORA


           Festas natalinas, final de ano e início de outro... datas emblemáticas que nos emocionam e chamam à reflexão. Elas costumam nos levar, nostalgicamente, ao passado ou nos remeter, ansiosos, às possibilidades  desconhecidas do futuro. E esses chamados do passado e do futuro são tão poderosos, que nossos momentos passam sem que, muitas vezes, possamos vivê-los intensamente no presente, no Agora!

            Somos chamados ao passado pela mídia em contínuas retrospectivas do ano que passou... E fazemos as nossas próprias, de natais antigos, do ano que termina. Ficamos relembrando entes queridos, no momento ausentes de nossos olhos, do nosso convívio. Estão viajando, são viajantes... em outros lugares, em outras dimensões. Relembramos tristezas, mágoas, expectativas frustradas... discussões, separações...
Lembramos também alegrias, mas já então esmaecidas pela saudade do que se foi, nubladas pelo tempo, muitas vezes pelas lágrimas...

            Ou nos deixamos arremessar para o futuro, para o próximo Natal, para o próximo Ano...  Como será? Quantos de nós ainda estaremos aqui? Conseguiremos mais ganhos? Teremos mais perdas? Quantas predições, quantos “profetas”...
Se o passado nos aprisiona na tristeza, o futuro nos assombra pelo medo do desconhecido! A incerteza que ele traz nos tira qualquer fantasia de controle, de segurança!

            Essas datas acabam por trazer, escondidas, muita dores. Talvez por isso precisemos rir muito, beber muito, comer muito, comprar muito... Fazemos, muito, muitas coisas, talvez para afugentar e disfarçar esses fantasmas incômodos do passado e do futuro. Só não nos lembramos de viver essas datas no presente, de curti-las verdadeiramente no Agora!

            Não fomos educados/condicionados para aproveitar o momento, sem lembranças ou projeções, para viver o único tempo/lugar que realmente temos – o Agora.  Nesse tempo não nos entristecemos ou assombramos, porque estamos ocupados - vivendo o momento.

            No Agora não há distância nem tempo a nos separar, no Agora estamos juntos!
Podemos nos falar, pensar, ouvir, sentir, sorrir, aceitar, perdoar, abençoar...
 - no Agora, exercitamos viver o real, o que É, o que se pode, o que somos...
 - no Agora, estamos protegidos da agonia do desconhecido, das expectativas, das incertezas do futuro, que nos drenam a coragem e a energia, para simplesmente vivemos da melhor maneira que pudermos.
 - no Agora, o Natal pode ser realmente uma celebração do Amor em nossas vidas e a “virada” do ano pode ser simplesmente o anúncio de mais um momento de alegria, de confiança na Vida, se assim escolhermos que seja.

            A vida é Agora... é uma sucessão de agoras! Cabe a mim estar atenta a eles, aos momentos que me são oferecidos e cuidar de cada um deles com a firme intenção de aproveitá-los ao máximo nessa caminhada em direção à minha liberdade interior, para realmente poder usufruir a alegria de estar  com as pessoas que passam por minha vida. Sou frágil e sofrida quando me deixo levar pelas distorções que criamos no tempo – o passado e o futuro. Mas é aqui, no Agora, que está todo o meu poder. É aqui, no Agora que decido ser quem sou e como vou lidar com meus desafios. É aqui, no Agora, que posso decidir ser feliz.  Esse é o Poder do Agora.