Pesquisar este blog

domingo, 6 de abril de 2014

O PODER DO ELOGIO


           Por que temos tanta dificuldade em elogiar? Em elogiar com simplicidade e honestidade, sem bajulação ou manipulação. Elogiar simplesmente comunicando, fazendo chegar aos outros, as impressões boas que nos causaram.

            Acredito que estamos condicionados a analisar procurando defeitos e erros, mesmo os menores, em tudo e todos. Ficamos atentos àqueles que amamos para “consertá-los”, mostrar que devem nos ouvir e valorizar porque sabemos mais e lhes somos dedicados. Aos outros, nosso olhar crítico serve de comparação para nos sentirmos melhores, mais certos, mais bonitos, mais...
Esse nosso olhar torto, viciado, maldoso na medida em que procura o mal, faz parte do nosso modelo egóico, materialista, competitivo... Com esse olhar atacamos e nos defendemos em nossas relações. Vemos o mundo, e somos vistos por ele, através dessa lente crítica, cinzenta, desamorosa, que tudo enfeia, que traz ansiedade, raiva, irritação, mágoa, distanciamento... E não nos faz felizes...

            No entanto, basta que eu mude o foco do meu olhar, procurando beleza, generosidade, capacidade, qualidades... que tudo muda para mim! As pessoas e o mundo ganham um novo colorido, tornam-se mais vivas, mais amigáveis, ou pelo menos mais humanizadas.
Esse olhar generoso e “esperto”, que procura o que é bom, detona em mim sentimentos também generosos, de tolerância, de compreensão, de admiração... e sinto-me motivada a agir – a elogiar.

            Tudo muda nas relações onde o elogio substitui as críticas. Todos nós gostamos e precisamos, todos, de nos sentir aceitos e valorizados. Mas jamais conseguiremos isso através dos jogos de poder pela crítica, atacando e nos defendendo. Ao elogiarmos, levamos o outro a baixar a guarda, as armas de defesa e “amansar”.
O elogio funciona como um tônico, uma incrível dose de ânimo. Ele nos “empurra” para o melhor de nós mesmos, nos libera para fazer brilhar os nossos melhores dons. Em nossas relações tornamo-nos mais amigáveis, mais cooperativos... A vida fica tão mais gostosa!
           
            Preciso repetir PARA MIM, a cada momento, em minhas relações, quaisquer relações:
É tudo tão simples! “Mantenha-o Simples”! Não complique a relação querendo corrigir, superar, suplantar ou, de antemão, querendo se defender!


Mude a estratégia! Sorria e elogie!  Todos melhoramos e tudo muda!