Pesquisar este blog

sábado, 26 de abril de 2014

TERNURA E CARINHO


           Somos uma Centelha de Luz!  Então, somos uma fonte com potencial inesgotável de Amor. E o Amor se expressa de muitas formas... Uma faceta do Amor que nos empolga, que necessitamos deixar transbordar -  morna, doce, terna...  é a Ternura e ela precisa ser canalizada para o mundo sob a forma de Carinho.

            Se essa fonte fica bloqueada pelo medo, pela insegurança, pela raiva, pelas disputas, pelas crenças culturais... Se ela não consegue se expressar pelo carinho, ela se perde na aridez combativa do mundo e nós também secamos...  Nossas relações perdem a graça e o frescor. Queríamos florescer, florir, mas vamos mantendo-nos secos, defensivos, sobreviventes... embora a água da vida, do amor, ainda exista dentro de nós!

            O Carinho é que transmite a Ternura. Ele é o gesto que a faz chegar ao Outro, ele é que dá passagem/revela o Amor que nos empolga... Seres de Luz que somos, precisamos dar, tanto quanto receber, Carinho. Ele é a moeda do Amor...

            Recebemos e damos mais facilmente carinho quando pequenos ou no início das relações, quando estamos mais confiantes, mais entregues... Aos poucos, porém, a desconfiança, as cobranças, as tentativas de controle, as mentiras, o medo do desamor... nos tornam mais defensivos e acabamos por bloquear a doce fonte da Ternura e o rio do Carinho acaba por secar! Ficamos como os cactos do deserto, cheios de água, mas só mostrando os espinhos...

            Quando me sinto aprisionada por minhas defesas, me pergunto:
- O que EU posso fazer para trazer mais Ternura e Carinho à minha vida?
 - Preciso enfrentar o medo e ir-me desarmando, baixando minhas defesas e ousando chegar com mais Ternura e Carinho às pessoas, mesmo aquelas das quais mais me defendo.
  - Vou tentar pensar nelas como companheiros (nem sempre amigáveis) de viagem. Afinal, estamos no mesmo barco, enfrentando desafios e medos!
 - Não vou ficar remoendo desilusões e mágoas que eu permiti que me causassem. Não ficarei de peito aberto a ataques, mas tentarei manter aberto meu coração terno e carinhoso.
 - Os bons pensamentos amansam meus sentimentos e, aos poucos, timidamente, corajosamente, vou deixando sair, através de minhas atitudes, todo o carinho que preciso dar: um sorriso de compreensão e cumplicidade, um elogio, uma escuta paciente e interessada, um piscar brincalhão de olhos, um ligeiro toque, um roçar de braços, um afago, um abraço... até poder voltar a dizer, naturalmente, o quanto “te amo”! Será bom demais!

            Quero ser como o baobá que também vive em meio tão árido, mas guarda água que, generosamente, dá aos que têm sede e flores e frutos que nutrem os que tentam sobreviver junto com ele naquele meio tão árido e hostil.

            Quero viver com Ternura e Carinho! Essa é a nossa vocação de Centelhas Divinas. Não posso ficar esperando que os outros preencham essa minha necessidade. Talvez eles ainda não consigam se desarmar!
Mas sou responsável pela Ternura que sinto por mim e o Carinho com que cuido de mim! Sou responsável pela Ternura e Carinho que trago aos meus pensamentos e sentimentos e levo ao mundo, para meu próprio deleite...