Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de março de 2015

COMPANHEIROS ANÔNIMOS



           As Irmandades Anônimas nos oferecem acolhimento , conforto, respeito, valorização... Amor! Era tudo que tanto ansiávamos desfrutar em um mundo tão competitivo e materialista. Elas são abertas; não nos prendem, não nos coagem, não nos julgam. E tudo acontece no aconchego dos Grupos onde compartilhamos descobertas, dificuldades, dores, alegrias... onde compartilhamos nossa humanidade em transformação para um despertar espiritual.

            Nós, membros dessas Irmandades, chegamos confusos, machucados, desacreditados/descrentes e ainda regidos pelas crenças egóicas/egoístas do nosso mundo. Trazemos ainda em nós a necessidade de competir, de vencer, de submeter, de impor nossas ideias e razões... Ansiamos por poder! Ainda lidamos com os valores materiais com a ideia do acúmulo, de buscar ter mais e mais, com a crença do enriquecer, que pode nos fazer, mais e mais, poderosos, reconhecidos e de “sucesso”!
Trazemos, ainda, em nós a comparação, a agressividade, a acidez, o revide, o julgamento e o prejulgamento ( ditos ou não)... e a “pele fina”, dos sempre defensivos, prontos a reagir. Ainda mantemos o foco de nossa atenção nos outros e no mundo. E esquecemos que foi esse olhar, esse modo de ser/estar nesse mundo, que nos trouxe, sofridos e perdidos, até aos nossos Grupos.

            Aqui nos foi oferecido, sugerido, uma nova direção de olhar, um novo caminho, e nós quisemos aceitar... O Programa de 12 Passos das Irmandades Anônimas é uma orientação sugerida para essa “travessia” que nos leva de seres puramente instintivos/racionais até o despertar da espiritualidade de seres espirituais que, sobretudo e originalmente, nós somos.  Nós, Anônimos, acreditamos que esse é o caminho que pode nos libertar e trazer a alegria e a gostosura de um viver sob a orientação amorosa de nossa dimensão espiritual.

            Escolhemos um caminhar de cooperação, de servir, com respeito( ao ouvir com coração e mente abertos), com generosidade e coragem para nos ao revelarmos sentimentos e ideias, a nós  mesmos e aos outros. É um caminho que nos chama para a simplicidade, para buscar apenas a suficiência das coisas materiais, em constante alerta para o cuidado com nossa materialidade exacerbada! É um caminhar necessariamente amoroso, de elegância, gentileza, carinho, bom humor, compaixão, paciência...

            Dentro de nós coexistem esses mundos – o instintivo/ material/racional e o espiritual. Um nos “puxa”, reclama e cobra fidelidade às suas duras leis, outro, amoroso e paciente, aguarda nosso tempo. Cabe a cada um de nós persistir nessa caminhada, ou não.   Cabe a cada um imprimir um ritmo suave e persistente nos passos e manter a abertura da mente/coração para novas descobertas e renovação das forças.   Cabe a cada um a própria entrega e parceria a um Poder Superior que nos aponta a direção para a libertação de nossas prisões.

            Um dia de cada vez, preciso estar atenta ao meu propósito de buscar um viver mais espiritual/amoroso. Ficam perguntas: A cada momento, no dia a dia do mundo e, principalmente, nos Grupos estou sendo coerente com esse propósito? Estou levando espiritualidade para meu viver no mundo ou estou trazendo as lutas do mundo, com a arrogância do meu ego, para dentro do Grupo? O que quero, afinal?

            Existem muitos caminhos... O caminho que escolhemos, Anônimos, nos aponta para um outro “reino”, um Reino Interior..E esse Reino já nos foi prometido há muito tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.