Pesquisar este blog

domingo, 8 de março de 2015

O QUE POSSO


           Preciso estar sempre me repetindo e compartilhando que, “só por hoje”, minha responsabilidade e compromisso são apenas  com o que posso. Além dessa realidade, o mais é pura idealização.

          Ainda assim, preciso reunir coragem para agir com a força que emana de nossos corações ante o desejo e o compromisso interior de continuar, de crescer, de servir, de amar... de ser melhor a cada dia.

            Já entendo a diferença entre o que devia, o que queria, o que seria mais certo e melhor e o que, realmente, só por hoje eu posso. Estou já tentando lidar com meus limites/limitações com menos culpa, cobrança, desvalia... com mais Aceitação e Humildade de como sou e estou no momento. E tento, realmente e honestamente, estar atenta para não me acomodar e ser permissiva comigo mesma.

            Queria tanto ser mais! Mais “competente” para poder modificar todas as situações e as pessoas e sempre orientar, salvar... Mas já sei que não posso, que esses desejos são pura idealização e “delírios de poder”. E sei também que devo modificar minhas atitudes nas minhas relações e nas situações, na medida em que puder.  

            Nesse aprendizado, entendo também que não posso atender a todas as expectativas dos outros, mesmo dos mais queridos, mesmo as mais justas e necessárias. Preciso, então, abrir mão da onipotência, de querer ser perfeita ou supervalorizada pelo sacrifício de tentar ir além do que posso. Esse esforço contínuo, sem generosidade, sem desculpas, sem cuidado, sem atenção ou respeito comigo mesma, apenas serve à vaidade de parecer ou acreditar que sou mais e melhor.

            Não devo me exigir além do que posso. Não devo me cobrar ou aceitar cobranças, não devo tentar sempre justificar-me, comigo mesma e com os outros. Essa cobrança absurda pelo que, ainda, me é impossível, numa perseguição que ignora minhas fraquezas, inseguranças, fragilidades... não me faz uma pessoa melhor. Só consegue me tornar mais ansiosa, angustiada, fracassada, magoada, cansada...

            Preciso respeitar quem, ainda, sou – só por hoje!

            Preciso me aceitar e, com humildade e coragem , assumir:

 Só por hoje, é isso o que posso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.