Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de novembro de 2015

OS QUE AQUI PASSARAM




            Existe um dia especialmente dedicado aos que já se foram. Esse dia nos remete às lembranças, à dor sem fim da saudade e a tantos questionamentos...

            Eles passaram, findaram suas presenças e a atuação entre nós, que aqui ficamos. Nos deixaram, nos foram “tirados”, foram chamados, convocados por uma Determinação Maior. Crianças, jovens, velhos... Acabou seu tempo aqui! Um tempo que, muitas vezes, parece desafiar nossa lógica, ainda tão pequena e nosso desconhecimento de um processo maior.

            O findar da vida física (a “morte”) nos fascina e horroriza como parte do Grande Mistério que somos e do qual fazemos parte.    Por que?   Por que agora?  Por que a criancinha, o jovem, o justo, o bom...? E nós? Quando?

            Sabemos que, na verdade, nada morre num universo vivo, pulsante, eterno. Sabemos que há apenas uma mudança de dimensão, mas não gostamos de mudanças, de partidas, de despedidas... De nos sentirmos tão mais sós! Não gostamos de não haver mais possibilidade de tudo continuar a ser como era, como nós conhecíamos... De não conseguirmos mais desfrutar do que era doce e gostoso em nossas relações mais queridas... De não termos a chance de nos conhecermos melhor... De não haver mais possibilidade de consertarmos tudo que não conseguimos acertar entre nós...    Choramos por todas as oportunidades que tivemos juntos nessa passagem, mas que agora acabou.  Certamente teremos novas oportunidades de nos rever noutras dimensões, quando lá também estivermos  ou de nos reencontrarmos em outras histórias...  Mas essa nossa história de agora – essa passou. E isso dói demais!

            Esse dia simbólico existe para homenagear a passagem dos que por aqui estiveram e já se foram. A eles, como a nós, foi dado um tempo e muitos desafios para melhor aprendizado. Fizeram o que puderam, do modo que conseguiram. A eles, nossos queridos (ou os desconhecidos), mais do que nossa saudade e nosso amor, permanece nosso imenso respeito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.