Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

TÃO DE REPENTE !



         Mesmo aquilo que já se esperava, quando finalmente acontece, traz impacto e toma as cores fortes do inesperado! Parece que, agora, de repente, aconteceu! Antes, já havia a suspeita de algo que não se desejava, que se temia – diagnósticos ruins, traições, perdas várias... Até o fim esperado de relações que se arrastavam, fim que até desejávamos, mas que, quando acontece a separação física, quando um se vai, parece que foi agora que, de repente,  aconteceu! Viagens anunciadas para longas distâncias, por tempos longos, quando chega o momento da despedida, nos sentimos sacudidos pelo “inesperado” choque da nova realidade.

           E existem fins, realmente, inesperados, que nos chegam num doloroso repente. A morte física, o afastamento “definitivo”, sempre se reveste de um maior impacto. A “morte” de crianças, de jovens, dos mais moços... sempre nos parece  inesperada, repentina, inaceitável, inacreditável! Ficamos impactados, paralisados, com o choque de uma realidade possível, mas nunca esperada!   É o confronto com  uma nova realidade, que nos parece absurda e irreal. Sentimo-nos paralisados, anestesiados... A “ficha” levará um tempo variado para cair. Sentimo-nos num limbo entre o antigo e o novo. Onde estamos? Que realidade nova é essa onde é gritante o vazio! O que? Como? Quem se foi?

           E o luto se inicia quando tropeçamos a cada instante em lugares, conversas, coisas, lembranças do mundo antigo, vazio de quem se foi. Lembranças pequenas, grandes, boas, engraçadas, ruins, antigas, recentes... Lembranças, recorrentes e repetitivas, das últimas conversas, dos últimos momentos e de como, de  repente, o horror nos chegou... Lembranças que nos martirizam com culpas, cobranças, desculpas... do que foi, do que poderia ou deveria ter sido.
            Mas, em sua crueza, uma nova realidade nos empurra, um dia de cada vez, para novas tarefas, trabalhos, rotinas modificadas, pessoas, conversas... É a vida que continua, sem piedade, mas piedosamente, e nos aponta o caminho a seguir - . Aceitação dessa nova realidade, que não podemos modificar, Entrega a um Poder Maior e Amoroso, que sabe os porquês, e Paciência comigo, com meu assombro tão doloroso, nesse contínuo caminhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.