Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

ELE VAI VOLTAR !



           Quem está voltando? De onde? Por que se foi? Quanta dor até a separação!  Quantos desacertos até esse desfecho tão doído, mas que se fez finalmente necessário! De onde ele chega? Do mundo, da rua, de uma clínica? Não importa! Todos (familiares e adictos) temos agora a oportunidade de um Novo começo!! Não um recomeço, não uma relação “requentada”, sem gosto, viciada...!
           Quando ele se foi, quando nos separamos, após tanta luta, tanto desencontro, tanto desespero, vivemos sentimentos intensamente  confusos e contraditórios: alívio, descanso, porque já não aguentávamos mais e muita culpa por tudo ser dessa forma, por nossa incompetência em não conseguirmos “salvar” o adicto. E agora, um sonho, transformado em expectativa agoniada de que, agora, modificado pela dor, ele ficará “curado”!
           Um tempo se passou e agora ele vai voltar! Os sentimentos parecem ainda mais intensos e confusos! Alegria por rever quem amamos, mas abafada, até fisicamente, pelas terríveis lembranças de um passado amargo, pela amargura dos ideais perdidos... e pelo medo, que antecipa problemas, de vê-lo recair em velhos padrões.  E se...
            Hoje vejo que cabe mais uma pergunta. Para onde ele está voltando? Para quem ele está voltando? Tão perturbada eu estava, focando desesperada nas mudanças do Outro, que não percebia o quanto também fazíamos parte daquela relação. Ele estava voltando para aquela mesma velha família, aquela mesma relação com crenças, emoções e  comportamentos iguais e tão disfuncionais?   Será que já percebi que é muito difícil alguém mudar sozinho, quando tudo à sua volta permanece igual? Percebi que enquanto o observo, mesmo disfarçadamente, jogo toda uma expectativa angustiante sobre ele? Percebi que ele é uma pessoa com dificuldades e desafios próprios, que precisa descobrir sua própria força, que precisa amadurecer, crescer...? Que não pode ser diminuído por facilitações, humilhado por manipulações..?. Que precisa da força amorosa de uma relação gentil, honesta, respeitosa?
          Será que estou pronta para essa nova relação? Toda a dor o desafios que enfrentamos pode ter nos preparado para uma nova fase de amadurecimento. Preciso aprender a amar com respeito – a mim e a ele.  A Amar sem segurar, sem prender. Quero ter uma parceria saudável, refletir minha auto responsabilidade – cuidar de mim - e deixar que ele aprenda a se cuidar!.  
          Aprender  a amar de modo mais respeitoso e maduro é muito difícil! Afinal aprendemos a amar possessivamente ou dependentes uns dos outros e a não nos responsabilizarmos por nós mesmos.  Precisamos -Todos- de apoio nesse aprendizado. Precisamos buscar esse aprendizado nos grupos daqueles que também buscam Ser com Verdade e Amar sem medo.


Um comentário:

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.