Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aspectos do Amor



A Espiritualidade é a vivência do Amor em suas várias apresentações, em suas várias faces: compaixão, ternura, cooperação, respeito, honestidade, alegria, gentileza, bondade, paciência, generosidade ... Já compartilhei, em outros momentos, sobre algumas dessas facetas. Hoje quero lembrar a afirmação de Paulo de Tarso quando, há tanto tempo, escreveu numa epístola: “O Amor é Paciente e é Bom...” A Paciência é o aspecto sereno e amadurecido do Amor. Ela revela a compreensão do processo da vida,, do ritmo único de nosso caminhar, das possibilidades de cada um, a cada momento, inclusive de nós mesmos. Desse entendimento vai nascendo uma aceitação tranqüila, bem humorada, que nos apazigua, nos faz mais mansos, humildes, gentis, amorosos, ainda que realistas, objetivos e assertivos.
Como sempre, é preciso, antes de tudo, aprender a ser paciente comigo mesma. Aceitar meu tamanho, só por hoje, acreditando que estou crescendo, me libertando, apesar de minhas dificuldades próprias e de relação. Quando aprendo a cultivar esse pensar/sentir/agir paciente e amoroso comigo, cada vez mais vou aprendendo a me relacionar dessa forma com os outros e com a vida.
A Bondade é o Amor se debruçando sobre tudo e todos, desejando entender e ser tolerante com as pessoas, ainda que nem sempre com suas atitudes. A Bondade nos faz querer acolher, participar, cooperar, estar junto, chegar amorosamente. Também a bondade precisa ser experimentada primeiro em mim. Quando nos olhamos e aos outros com bondade, somos naturalmente impelidos a agir com generosidade e boa vontade.
Buscar a Paciência e a Bondade dentro de nós é adentrarmos nossa dimensão espiritual, exercitando um viver amoroso que nos torna plenos e felizes.

Um comentário:

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.