Pesquisar este blog

domingo, 4 de julho de 2010

O PASSO NOVE


Fizemos reparações diretas a essas pessoas, sempre que possível,
exceto quando fazê-lo viesse prejudicá-las ou a outras pessoas.


Não basta toda nossa reflexão modificada sobre o nosso passado obtida no Passo 8. Se não for seguida pelo exercício de uma ação reparadora, construtiva, amorosa, verdadeira - tudo se perderá em vã filosofia.
O Passo 9 é um passo adiante na decisão de ser e estar mais honesto, generoso e
respeitoso nas relações. É o passo que transforma culpa, mágoa, ressentimento, raiva,
vergonha, sentimentos que nos retêm, aprisionam e maltratam, em ação objetiva,
responsável e reparadora.
Mas como reparar? Não posso mudar ninguém nem o passado mas, quando
mudo no presente, mudam minhas relações. Quando aprendo a me respeitar e cuidar
melhor, faço reparações a mim; quando aceito as limitações das pessoas no meu passado
fica mais fácil perdoá-las; quando me desculpo com palavras e ou atitudes, mostrando
boa vontade e cuidado com as pessoas, faço reparação aos outros. O passo me alerta
para a atenção respeitosa e ética com as pessoas do meu passado – elas não devem ser
atropeladas pelas minhas necessidades de resgate de culpas ou de mudança.
Para ser coerente com a felicidade que buscamos desde o Passo 1, todas as ações
que nascem desses passos precisam ser lúcidas, assertivas, honestas, mas também éticas
cuidadosas, respeitosas, gentis e amorosas.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Um comentário:

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.