Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ESPIRITUALIDADE I


                  Nesse momento em que as Irmandades de 12 Passos cada vez mais amadurecem, se expandem e difundem, parece bastante oportuno sinalizarmos para que não nos distanciemos da espiritualidade de nosso Programa. Ele não é simplesmente a proposta de um novo modelo de comportamento, nem tão pouco somente um redirecionamento de idéias e crenças ou só uma escuta mais cuidadosa de sentimentos. Ele é muito mais amplo e abrangente porque nos acolhe em nossa inteireza, cuidando e respeitando a relação de nossas dimensões física, afetiva, mental e espiritual. Baseia-se em princípios que buscam resgatar e nutrir nossa dimensão espiritual, nossa dimensão essencial.

                  Para isso o programa prioriza o Ser sobre as distrações do ter, do fazer, do parecer e do poder. Proporciona alegria e ternura ao nos convidar a compartilhar, cooperar e servir.
Desperta-nos para novos valores, objetivos, propósitos e vocações. Liberta-nos a mente e o coração para a descoberta de um Poder Superior, pleno de Sabedoria Amorosa, presente em cada um de nós, em nossos companheiros, familiares, em tudo e em todos.

                  Dá-nos o sentimento de pertencer a um Plano Maior, com propósitos que nem sempre alcançamos, mas que, hoje sei, são plenos de amor. Isso nos permite desenvolver uma relação de carinho, confiança, entrega e aceitação com esse Poder Superior e com o processo da vida.
Nesse caminhar sugerido, encoraja-nos a conhecer, aceitar, respeitar, modificarmo-nos,redirecionar nossas vidas, libertar e amar a nós mesmos. Sugere compaixão e bom humor, calma e perseverança, ao fazermos e refazermos, passo a passo, essa caminhada maravilhosa em direção ao Mistério que somos. Possibilita que tudo vá acontecendo no aconchego do Grupo, na contínua acolhida, na confiança e carinho do compartilhar.
E é assim, um dia de cada vez, que essa prática paciente e bondosa nos vai conduzindo e se transformando num próprio Despertar Espiritual. Todo nosso Ser cada vez mais se nutre nessa fonte de luz que todos possuímos – nossa Dimensão Espiritual – e cada vez mais nos sentimos ligados, sintonizados com a Fonte Maior – o Poder Superior.

                 Espiritualidade é a capacidade de viver a partir de nossa dimensão espiritual/amorosa. É o exercício dos aspectos do Amor que nos trazem plenitude e felicidade como compaixão, tolerância, verdade, ternura, respeito, generosidade, aceitação, paciência, bom humor, gentileza...
É importante lembrarmos sempre que não temos o poder de salvar, perder ou modificar ninguém, mas temos sim o poder de estarmos atentos à espiritualidade do nosso caminhar em todas as nossas atividades, em todas as nossas relações. Esse viver mais espiritual é que nos torna a cada dia um referencial mais sadio de vida e portadores de uma luz que atrai e acolhe; que nos torna, enfim, pessoas mais serenas e felizes.

Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com