Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SÓ POR ONTEM


Só por ontem, eu fui do jeito que fui e fiz tudo o que fiz.
Nada pode mudar isto; nada muda o que passou.
Num universo em constante movimento e mudança, não nos é dada a oportunidade de reviver o passado, refazê-lo, modificá-lo, consertá-lo...
Passou! Foram escolhas, certas ou erradas; foram atitudes, heróicas ou covardes, gentis e amorosas ou desprezíveis, cheias de dores e gozos, risos e choros. São capítulos da nossa história influenciando nosso presente na medida em que trouxeram conseqüências e nos deixaram marcas e, na melhor das hipóteses, experiências.
Resta-nos a reflexão de como estamos lidando com nosso passado e a opção de como passar a lidar com ele.
_ ficaremos aprisionados aos traumas e decepções como eternas vítimas indefesas, repetindo lamúrias, eternizando dores, frustrações, tristezas, mágoas, por tudo e todos terem sido tão duros e difíceis ou diferentes do que esperávamos?
_aceitaremos a prisão perpétua, sob os açoites terríveis da vergonha e da culpa, pelas dores que causamos, por não termos sido melhores do que fomos, do que nós mesmos e os outros esperavam de nós?
_ viveremos em suspenso, na expectativa de eternas fantasias se realizarem, de momentos maravilhosos voltarem, congelados que estão como uma foto antiga em nossa memória e imaginação: “ e foram felizes para sempre”?
_podemos também aproveitar a lembrança do que foi vivido, procurando de vez em quando fazer uma releitura, uma reavaliação de lances da nossa história, para ver que proveito, que ganho podemos trazer para nossa vida hoje. Isto faz parte do evoluir, crescer, se libertar.
“Não aceitarei que ninguém, nem mesmo eu, me retenha no passado, com ilusões ou cobranças. Repetirei a mim e aos outros: tudo isto foi Só por Ontem! Meu compromisso, minha responsabilidade com a Vida é Só por Hoje!”


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Um comentário:

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.