Pesquisar este blog

domingo, 26 de agosto de 2012

EVOLUÇÃO E AMOR


            Estamos em processo de descoberta e evolução de nossa capacidade de amar para sermos felizes. Esse processo nos tem conduzido desde uma pertença indiferenciada dentro de nossa espécie, à descoberta da nossa individualidade e à construção da auto estima, até ao amor compartilhado com Humanos e com a Vida em geral.

Uma Sabedoria Maior criou os fortes laços entre a mãe e a cria e eles nos fizeram experimentar o despertar de um amor primitivo, instintivo, em nossa origem. Laços físicos, de sangue, de instinto – laços comandados pela necessidade da Vida, da preservação da espécie. Desde então foram as mães tocadas por um “amor incondicional”, mas só com suas próprias crias.
               Evoluindo, aprendemos a estender esses laços ao nosso grupo próximo, pela necessidade de nos defendermos, através da força do grupo. Era a gestação de um espírito de cooperação e lealdade forçada, fechada somente entre os nossos. Era um modelo primitivo de Família, com raízes instintivas, físicas, de sobrevivência e perpetuação, mas era um modelo que nos despertou afetivamente para os Outros.

 Evoluindo, aos poucos, fomos expandindo nossa capacidade de amar, estendo-a gratuitamente a outras pessoas. Aceitamos uma parentela num sentido mais amplo, começando a fazer Escolhas amorosas, por identidade ou não, escolhendo amigos, companheiros e amantes. Já não amávamos somente por instinto físico, mas ainda era um amor de preferências e trocas, um amor a partir do Ego, com apego, possessivo, numa eterna troca, com eterna cobrança, competindo, vigiando, invadindo, repudiando as diferenças, forçando identificações... um amor muito sofrido e que faz sofrer! Como não sabíamos amar diferente, acreditávamos que a saída seria conformarmo-nos com essa prisão ressentida ou abandonar o outro e, quando possível, fazer novas escolhas. Muitas vezes, magoados e confusos, nos perguntamos: Que amor era esse? Que Família era essa que a Vida nos impusera?

Evoluindo, começamos a entender que esse Poder Maior, pleno de Amor e Sabedoria, nos oferece sempre a Família Certa, as oportunidades certas e necessárias para continuarmos nosso aprendizado do Amor. Relações difíceis, familiares diferentes de nós e das nossas expectativas, é que desafiam nossa aceitação das diferenças, ensinam o respeito ao outro e, antes de tudo, a lealdade e o respeito a nós mesmos. Não nascemos para repetirmos e perpetuarmos modelos de Famílias fechadas em suas “verdades” ou sermos pessoas restritas, prisioneiras de um amar primário, que anula as potencialidades únicas uns dos outros.

A cada momento podemos evoluir em nossa escalada aprendendo como ser mais verdadeiro, assertivo, generoso, terno, gentil, amigo, amoroso... em Família e além dos muros dela! É uma nova etapa para a  Família. Primeiro, eram laços instintivos, depois egóicos e agora, a possibilidade de laços de parceria! Esses novos laços é que podem tornar a Família um verdadeiro ninho, fazê-la cumprir sua função de nidar indivíduos cada vez mais evoluídos em sua capacidade de criar, construir, saber e Amar. Indivíduos capazes de vôos maiores, Indivíduos do Mundo, pertencentes a uma Família Maior, formadores de uma Humanidade Melhor, muito mais amorosa e feliz!

          Parece-me assim! Estamos a caminho!

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com