Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

PROCRASTINAÇÃO



           Palavra feia, esquisita e complicada para a tendência de adiar decisões, comportamentos, atitudes. Em situações que exigem definição, enfrentamento, muitas vezes procrastinamos, adiamos uma ação concreta na busca de soluções.Permanecemos detidos pela insegurança, pelo medo de abandonar o conhecido, ter que descobrir o novo, o desconhecido... e, então, preferimos ir adiando, procrastinando.

            Muitas vezes somos ágeis e ativos cumpridores de deveres,  fazedores, acumuladores de tarefas, “resolvedores” dos problemas alheios, muito ativos sob alguns de nossos aspectos interiores ou de relação. Sentimo-nos vitoriosos, generosos, úteis e cooperativos... desde que não exijamos de nós atitudes que cheguem às nossas zonas de insegurança, desde que não precisemos olhar “prá dentro” e mexer com nossos “vespeiros” mais difíceis.

            Agir, então, torna-se complicado, dá muito trabalho, dá medo... e eu fico me justificando, arranjando mil desculpas para mim mesma pelas minhas procrastinações. É importante que me questione:
Por que sempre adio algumas questões, algumas atitudes a serem tomadas?
Tenho, realmente, motivos sensatos ou estou fugindo de atitudes que exigem de mim posturas mais assertivas em relação às minhas dificuldades, aos meus condicionamentos negativos, aos meus defeitos negados e escondidos?

            A procrastinação está, também, intimamente ligada à Preguiça, que nos acorrenta ao que é cômodo e à imobilidade, que impede de libertar-me e ir ao encontro de minhas melhores possibilidades.

            Preciso examinar o que, verdadeiramente, posso ou não posso, só por hoje, modificar em mim ou em minha vida. A partir daí buscar Coragem para Mudar, para Agir, para Ousar, para ir me libertando e traçando meu destino, caminhando... sem adiamentos, sem procrastinar!

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com