Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2013

A PARTICIPAÇÃO PRIMEIRA


            Tenho procurado “ver” e rever minha participação nas relações (familiares e outras), buscando interagir com mais honestidade, respeito, gentileza, firmeza, generosidade... porque acredito que assim será melhor para mim e para todo o grupo.  No entanto, tão presa estava em melhorar minhas atitudes com as pessoas, que não percebi quanto preciso estar atenta ao meu contacto comigo mesma e ser responsável pelo modo como participo de minha própria vida!

            Como é essa Participação?  Tenho plena consciência de mim mesma? Preciso ter Consciência de minha responsabilidade – a primeira -  com minha própria vida, com as minhas escolhas, com o modo como enfrento os desafios, as dores e as delícias do meu caminho. Preciso ter consciência das minhas necessidades físicas, psicológicas, afetivas, espirituais – consciência dos cuidados que preciso ter comigo, cuidados que preciso receber de mim mesma!
 - tenho tempo para mim ou apenas fico com o que sobra? (quando sobra!)
 - respeito os meus limites, “o que posso”, ou me sobrecarrego em todos os níveis para agradar?
 - tenho uma escuta atenciosa e gentil com meus anseios, meus desejos, meus sonhos, com meus sentimentos... ou sou “sargento” de mim mesma e  os ridicularizo, os desqualifico, os sufoco, para me adequar aos modelos e expectativas do mundo?
 - busco coragem para ser leal a mim e dar voz ao que penso, ao que sinto, ao que quero, ao que posso?
 - sou paciente, bem humorada e generosa com minhas falhas, aprendendo a transformar minha prepotência e humilhação em humildade, simplicidade e aceitação?
 - procuro conhecer, honestamente, com atenção, curiosidade e aceitação, os meus defeitos/características (preguiça, orgulho, prepotência, inveja, vaidade, mentiras...) para poder libertar-me deles?
 - procuro reconhecer meus dons únicos e as minhas “boas” características  que podem gerar força e boas possibilidades para mim?

            Quero, ativamente, participar dessa minha passagem por aqui!
Quero ter consciência de que minha participação nessa vida é de minha inteira responsabilidade e de que todas as possibilidades dependem de mim para serem aproveitadas!
Quero escolher que essa Participação seja amorosa, paciente (mas firme), generosa, gentil, cordial, alegre, terna... comigo mesma, porque tudo começa em mim, inclusive meu aprendizado e minha capacidade de Amar!