Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DESPEDIDAS



             Por que doem tanto?! Como nos lembra R.Bach “despedidas são necessárias para que possamos nos encontrar novamente...” Mas doem tanto! Há uma vontade de reter o momento para não deixar ir os que amamos, para continuarmos a curtir o que foi tão bom, para tentar, ainda um tempo a mais, refazer o que não foi... até para lembrar dos ausentes!

            Festas, férias, feriados, viagens...Tempo de chegadas, de partidas...  Oportunidades de estarmos com quem amamos, de ficarmos, finalmente, com aqueles que vemos sempre muito menos do que gostaríamos. Época de encontros e despedidas...

            Despedidas despertam em nós vontade de mudar, de rever prioridades, de correr menos, fazer menos, para simplesmente estarmos mais. Despedidas, emoções, saudades antecipadas, “combinados” de última hora para novos encontros, numa derradeira tentativa de reter o momento.
Despedidas, as tristezas pelos desencontros, as irritações e frustrações pelo que não foi melhor...

 Despedidas de amigos queridos que pudemos enfim rever... Tudo nos “puxa” para lembranças e para a vontade de revivê-las.

Despedidas de férias, de dias passados com filhos adultos que, por alguns momentos, nos pareceram tão nossos, tão meninos, crianças, tão filhos, tão irmãos... brincando, implicando, competindo por uma atenção especial dos pais! Despedidas, bagagens, confusão, crianças, beijos, abraços, risadas, promessas, emoções... Partidas, um carro que sai, depois outro e mais outros. Nossos amores estão indo e nós ficando! E ficamos no portão, rezando, agradecendo, sorrindo, olhos marejados, garganta doída, nos despedindo...As salas agora vazias, casa desarrumada e quieta, num silêncio que grita por todos eles!

Despedidas doem tanto! Funcionam como um ritual de passagem dos momentos, “ainda agora” tão presentes, tão gostosos, mas que já se revelam passado. Acho que é por isso doem tanto.

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.