Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

AMAR SEM MISTURAR



             Como pode ? Aprendi a amar misturando: nossos corpos, nossos destinos, nossos desejos, nossas verdades, nossos sentimentos, nossas vidas... “Tudo que é seu, meu bem, é meu, é meu, é meu”, e vice versa!Aprendi que assim, unidos e misturados, seríamos pedaços de um só bloco, de uma só família, de uma só identidade, unidos pelo amor. Parecia-me possível, bonito, romântico e ideal.

            Hoje sei que não é assim que funciona, porque descobri que não somos pedaços de coisa alguma. Somos criaturas inteiras, únicas, com histórias, destinos e identidades próprias. Somos todos emanações particulares de um Poder Amoroso Maior. Temos, sim, Nele, uma origem Sagrada em comum, fazemos parte dessa grande obra divina, assim como também fazemos parte de nossas pequenas famílias humanas.

            Fazer parte é estar, participar, pertencer - com liberdade – é Amar sem Misturar. É guardar nossa capacidade e liberdade de SER e, ainda assim, poder ESTAR amorosamente com nossas pessoas mais queridas.
- Amar sem misturar é, antes de tudo, aprender a me conhecer para poder estabelecer, comunicar e honrar meus limites. É me respeitar para poder entender a importância do respeito no Amor.
- Amar sem misturar é respeitar o modo de ser dos que amamos; é amar sem invadir, sem impor idéias e comportamentos, sem cobrar sentimentos.
- Amar sem misturar é participar, ter disponibilidade para o outro; é estar junto, rindo ou chorando.
- Amar sem misturar é não tentar controlar ou dirigir o outro, “para seu próprio bem”; é não precisar mentir e manipular porque “sabe o que é melhor para ele”; é não se frustrar com as próprias expectativas e depois cobrar e cobrar e cobrar - magoado, ressentido.
- Amar sem misturar é “Aceitar o que não posso modificar” (o outro) e buscar “Coragem para modificar o que posso” (minhas crenças antigas e meu modo controlador de amar). Dessa forma, “amar não é sofrer”.  E quanta serenidade e alegria esse modo de amar pode trazer às nossas vidas!

            Mas, como é difícil! Afinal, aprendi tudo ao contrário! Contudo,
acredito que vale a pena ir tentando e exercitando porque vamos aprendendo o gosto do Amor sem luta, mais gostoso, mais suave, mais livre!

          Somos emanações únicas de um Amor Maior e Amar sem Misturar é respeitar nossa alteridade, que revela a criatividade desse Poder Superior.

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.