Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

O PREÇO DA LIBERDADE



             Pela vida afora vamos trocando nossa liberdade por facilidades, regalias, mordomias... ganhos de toda sorte, material e afetiva. Abrimos mão de nosso direito de fazer escolhas por sobrevivência física, mas também por dinheiro, prestígio, poder, sexo, amor... em troca de sermos cuidados, protegidos, dispensados de trabalho, luta e para termos aprovação familiar e social. Ficamos tão focados em recebermos recompensas do mundo exterior que, sem sentir, vamos cedendo nosso maior bem interior – nossa liberdade. Tornamo-nos dependentes de coisas e pessoas – submetidos e submissos – por vontade própria ou por não exercermos nossa vontade.

            Quando perdemos nossa Liberdade de pensar, de sentir, de dizer, de agir e interagir com verdade e espontaneidade, de errar, de aprender... perdemos, também, nossa oportunidade, nosso dever e nosso direito de ser quem, realmente, somos e de caminharmos em direção a tudo que podemos. Na verdade, já nascemos física, afetiva e materialmente dependentes, mas em vez de irmos descobrindo e assumindo quem somos, num processo natural de descobertas e uso de nossas potencialidades, vamos perdendo o rumo de nós mesmos e nos rendendo às promessas e ganhos do mundo.

            Como abdicar do que nos “protege”? Como largar as muletas materiais e afetivas que nos sustentam? Como caminhar num mundo que nos assusta e para o qual não nos preparamos porque estávamos acomodados e protegidos? Como enfrentar esse controle “cuidadoso” que nos cerceia em nome do amor? Como aprender a dizer Não a quem amamos ou de quem precisamos? Como assumir a responsabilidade por nossas escolhas?...E se não der certo, a quem culpar? São tantos questionamentos...

            Preciso ir, Um dia de cada vez, descobrindo quem sou, o meu mundo de crenças, sentimentos... revendo minha história, reescrevendo meu presente. É um processo. Ele precisa ser calmo, paciente, sereno... mas corajoso e perseverante. O próprio processo, uma vez iniciado, vai nos alertando, a cada situação, para o cuidado em resguardar a liberdade!   Ele nos entusiasma a cada vitória conseguida e fortalece, cada vez mais, nosso propósito de nos libertarmos, nosso propósito de respeito a quem somos e ao que podemos.

            O preço da Liberdade é a perseverante e incondicional lealdade a nós mesmos. E como vale a pena!!!

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.