Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

GENEROSIDADE


           É uma faceta do Amor! Aquela que nos leva a priorizar e valorizar sempre o Bem e o Amor nas situações, nas pessoas e em nós mesmos. Ela nos leva a procurar ver, mesmo em quem erra e falha, tudo que nele existe de bom, ainda que muito escondido!

Generosidade é aceitar a diferença, aceitar o diferente, de forma amorosa!
- é ouvir com gentil interesse e se revelar sempre com verdade, permitindo que o outro enxergue minhas humanas dificuldades, facilitando que ele relativize as suas próprias.
- é sorrir com simpatia, demonstrando vontade de estar junto, evitando que o outro se sinta isolado.
- é desejar compartilhar bens materiais, idéias, oportunidades, bons momentos...
- é estar disponível, sair do conforto de si mesmo, ir ao outro, buscar “senti-lo”...
- é valorizar o outro, favorecer-lhe oportunidade, encorajá-lo, “segurando” minha própria vontade de sobressair.
- é ter o cuidado de não iludir, de não alimentar fantasias, de não ferir os sentimentos dos outros, apenas para alimentar vaidades em mim.
- é não cobrar, não culpar, não humilhar, não “ajudar”, fazendo o outro se sentir eterno devedor, ou errado, menor, incompetente...

            Esses são apenas alguns aspectos da Generosidade! Mas, para “transbordar” tudo isto para os outros nas minhas relações, preciso que a Generosidade passe por mim. Preciso entender e sentir a doçura, a coragem, a importância da Generosidade em mim, nos meus momentos. Não a Generosidade que vem de fora, mas a que tenho comigo mesmo. “Que comece em mim” – preciso aprender a ser generosa comigo, para que, generosamente, queira vivenciá-la no mundo, com o mundo.

            Preciso “ver” o que há de bom em mim, com olhar amoroso/generoso, para aceitar, perdoar e poder modificar minhas dificuldades, os meus defeitos. A Generosidade se revela para mim na atenção e cuidado com os meus limites, com as minhas possibilidades em cada momento. Ela não exagera, mas jamais desqualifica minhas dores e meus dissabores. Experimento esse doce sentimento comigo mesma quando aceito quem eu sou, Só Por Hoje, e não quem eu queria ou deveria ser.

            Paciência, bom humor, cooperação, verdade, gentileza, aceitação, disponibilidade... são as maravilhosas companheiras da Generosidade eclodindo em nós, em nossas relações, tornando nosso caminho suave e muito gostoso! Qualquer atitude para ser generosa precisa ser amorosa. A Generosidade é o Amor em ação, trazendo mudança de atitudes e trazendo, principalmente, uma transformação interior.